Please reload

Posts Recentes

Prova de Certificação: Uma Maratona Mental

24/06/2018

Após reforçar a necessidade de se planejar para o exame do CISSP, adotando boas referências de estudo, criando uma rotina de estudos e sendo disciplinado na execução do plano, é importante avaliar questões que muitas vezes deixamos de lado.

 

Antes disso é preciso considerar que a prova em inglês sofreu grandes alterações. Porém, se você for realizar a prova em qualquer outro idioma, irá se deparar com o formato antigo do exame, com 250 questões em até 6 horas. Fiz a prova nesse modelo há um ano e a duração do exame dá título a esse post. Conversando com vários candidatos, bem e malsucedidos em passar no exame, há unanimidade em adjetivar a prova como "cansativa". E de fato não me recordo de ter tido uma dor de cabeça tão forte quanto a dor que tive após sair do exame, depois de quase exaurir as 6 horas. É uma maratona mental a ser encarada, e portanto, devemos nos preparar adequadamente a ela.

 

Saindo um pouco do lugar comum, gostaria de frisar a importância de algumas práticas que adotei antes e durante o exame. Sem querer o crédito (longe de mim ser autoridade em nutrição), seguem dicas muito interessantes de alimentação, extraídas do Guia do Estudante:

 

  1. Jamais vá fazer a prova de estômago vazio.

  2. Opte por alimentos energéticos, carboidratos são uma boa fonte de energia e combustível para o cérebro.

  3. Evite comidas pesadas pois elas exigem muita energia para a digestão e acabam deixando você sonolento, prejudicando a leitura e interpretação das questões. Evite também coisas com muito sal, como batata frita. Isso só vai aumentar a sua sede e causar desconforto durante a prova.

  4. Não se esqueça de levar alimentos que deem energia para a prova, chocolate é essencial!

  5. Beba bastante água antes e durante a prova. Hidratação é fundamental para evitar desconfortos que podem te distrair durante a prova.

Além da alimentação é essencial comentar da qualidade do sono. Este artigo detalha a importância do sono antes de provas como o CISSP. Afinal, o sono é responsável por grande parte da qualidade da sua memorização e sem um sono adequado você terá dificuldades na prova.

 

Quanto ao exame em si, a principal habilidade é a gestão do tempo, visto que há menos de 2 minutos por questão. Nesse aspecto recomendo fortemente o método pega-varetas. Fui bem-sucedido com ele e tenho certeza que ajuda muito em provas extensas e de múltipla escolha. Dedique tempo nos pontos que você conseguir garantir de cara e vá peneirando as questões pendentes. No final você será mais efetivo e só irá chutar aquelas que não faz ideia da resposta correta, deixar questão em branco nem pensar!

 

Espero que tais dicas possam auxiliá-lo no exame. Não é fácil, mas certamente uma preparação adequada irá proporcionar condições mais favoráveis para aprovação.

 

Créditos da Imagem: Corredores Anônimos Portugal

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo

São Paulo, Brasil | contato@sparksecurity.com.br

​​©2016-2018 Spark Security - Todos os direitos reservados

Spark Security
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Speakerdeck